Empréstimo consignado: o que você deve saber sobre a empresa antes de contratar

Ao colocar as contas na ponta do lápis você chegou à conclusão que a melhor saída é mesmo optar por um empréstimo consignado.

Empréstimo Consignado: O Que Você deve Saber Antes de Contratar

Ao colocar as contas na ponta do lápis você chegou à conclusão que a melhor saída é mesmo optar por um empréstimo consignado. Possivelmente, você fez uma boa decisão.

Se o seu objetivo é liquidar o cheque especial ou sair do rotativo do cartão de crédito, com certeza, vai ganhar um novo fôlego para organizar as finanças.

No caso de funcionários públicos, a taxa de juros do crédito consignado é muito baixa, ficando em torno de 2% e com prazos de até 96 meses para pagar- o que torna esse modelo de empréstimo mais atraente devido às parcelas mais baixas.

Porém, para que tudo saia conforme o planejado é preciso adotar algumas medidas preventivas na hora de contratar o empréstimo consignado.

Veja como ter alguns cuidados com o crédito consignado:

Antes da contratação

Independente de optar pela contratação do crédito consignado por meio de um correspondente bancário ou diretamente com o banco, você deve apurar informações para qualificar o fornecedor do recurso financeiro.

Faça pesquisa de CNPJ, busque referências na internet, redes sociais, e vasculhe os sites de reclamações como Reclame Aqui, por exemplo. É importante se certificar de que está lidando com uma instituição idônea.

Outra dica para obter o crédito consignado com sucesso é conversar com pessoas que já contrataram o mesmo serviço. Pergunte se deu tudo certo, como foi a negociação e o desenrolar do relacionamento com a instituição que ofertou o empréstimo.

Como funciona o crédito consignado?

Na hora de contratar o empréstimo é importante relembrar que essa modalidade de crédito desconta o valor das parcelas diretamente da folha de pagamento.

Como o desconto é feito diretamente do salário, o risco de inadimplência é baixo e, por isso, as taxas de juros praticadas são menores.

É importante saber que nenhuma instituição financeira está autorizada a cobrar tarifas ou qualquer taxa administrativa neste modelo.

cta_horizontal_post_901px_vs4

Direitos e deveres do servidor público que contrata um crédito consignado (*)

Direitos

  • Solicitar ao Banco e obter o saldo devedor em até dois dias úteis, com validade mínima de três dias úteis;
  • Liberação da margem consignável (pós-quitação) em um dia útil;
  • Poderá o saldo devedor ser quitado pelo Servidor por meio de TED, DOC identificado ou boleto bancário, a critério do mesmo;
  • Obter seu saldo de quitação em até um dia útil;
  • Ficar com uma via do contrato assinado, no momento da contratação;

Deveres

  • Observar atentamente o pagamento do empréstimo consignado firmado, conferindo se os descontos estão ocorrendo;
  • Manter atualizado seu cadastro junto aos bancos;
  • Pagar em dia os boletos bancários, quando for o caso.

(*) Portal do Servidor Público.

Leve em consideração essas informações para não ter dor de cabeça com a  contratação do empréstimo consignado.

Quero mais informações sobre Empréstimo Consignado

Leia mais sobre Empréstimo Consignado:

Voltar