Você tem um empréstimo consignado e está em dúvida se pode adquirir mais um?

Consignado: ter dúvidas sobre a quantidade permitida é muito comum. Leia nosso texto e descubra que é possível ter mais de um.

Consignado: Você tem dúvidas se pode adquirir mais de um ?

Quantos empréstimos consignados podem ser feitos? Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas que no passado contrataram crédito consignado de um determinado banco ou correspondente bancário e agora estão diante de uma nova oportunidade de organizar as finanças.

Não existe um limite de empréstimo consignado para se contratar. Você pode ter mais de um, sim. Porém, é preciso ter em mente que há um teto de 30% da sua renda mensal para que consiga a liberação do crédito consignado. Ou seja, o valor das parcelas do seu empréstimo consignado não deve exceder os 30% de sua renda. Se quando fez o primeiro empréstimo consignado, você já comprometeu essa margem, infelizmente, é preciso primeiro quitar ou amortizar o valor emprestado para depois fazer um novo. Isso porque comprometer mais do que 30% da sua renda mensal com prestações de empréstimos pode trazer problemas financeiros ainda mais complicados para o seu dia-a-dia, aumentando a possibilidade das dívidas se tornarem uma bola de neve. Na verdade, o cenário ideal para garantir segurança no orçamento doméstico é que você nem chegue a comprometer essa porcentagem total do seu salário com empréstimos. Claro que essa decisão depende de cada caso, porém muitos optam por utilizar uma margem mais segura, de no máximo 20% para que não ocorra um descontrole com os demais compromissos financeiros.

Uma outra opção de empréstimo é realizar a portabilidade do seu crédito. Essa operação nada mais é do que tirar a dívida de um banco e passar para outro, quando a oferta valer a pena. Para saber se a mudança é vantajosa é preciso descobrir se a outra instituição tem melhores condições de pagamento. Para isso, conheça o Custo Efetivo Total (CET) da sua dívida tanto no banco atual quanto no novo banco. Faça esse levantamento, avalie os prós e contras de fazer a portabilidade e tenha a certeza de que está tomando uma decisão consciente e madura.

E caso você já tenha comprometido os 30% da margem disponível para a realização do empréstimo consignado, pode contar, ainda, com 5% de margem que é destinada exclusivamente para o cartão de crédito consignado, oferecido por algumas instituições. A grande diferença entre o cartão de crédito consignado e o normal é que o primeiro tem a sua fatura já debitada diretamente, da folha de pagamento.

Quer Fazer uma Simulação de Empréstimo Consignado Agora?

Leia mais sobre Empréstimo Consignado:

Voltar